translate this trip

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

restaurantes de lisboa


ontem houve motivo para uma pequena comemoração e, como é habitual nestas alturas, fomos jantar fora.
como introdução ao ‘onde comer em lisboa’, não posso deixar de referir como se come bem nesta terra. e quando falo em terra, falo em portugal. caramba! come-se mesmo bem!
quando chega a hora de escolher não é fácil.
o melhor é começar pelo tema, neste caso a ocasião era mais para o romântico, a dois, e depois o país de origem do repasto.

não fosse eu uma amante de comer bem, e de viagens, não teria já experimentado pelo menos um restaurante de cada, entre a variedade gastronómica que lisboa tem.
já corremos todos, portanto, este jantar era necessariamente uma repetição.

se calhar porque estamos a preparar a nossa viagem a veneza, já em dezembro, optámos pelo italiano. há muitos, nem todos bons…, mas muitos bons e os preços variam muito. não há muito tempo fomos ao casanova, junto ao tejo, um restaurante que já se instalou há alguns anos e que já provou que tem a qualidade que necessita para se manter e se manter invariavelmente cheio. o ambiente é muito jovem e descontraído, familiar também, muito visitado por casais com filhos, e onde se podem degustar pizzas algo diferentes daquelas a que estamos habituados. a ideia com que fico quando lá vou é de que são mais genuínas. a massa é mais fina e os ingredientes parecem mais italianos. Vou testar este mito que criei em dezembro.

para além deste, e para uma ‘bolsa’ similar, temos a pizzeria lucca, junto à avenida de roma, um pouco escondido para quem não conhece esta zona da cidade, mas igualmente jovem e descontraído, barulhento, tanto quanto o anterior (o que, e é mais um mito a desvendar, caracteriza um ambiente italiano), e muito bom. aqui comi a minha primeira piza doce, como sobremesa, uma que mandei várias vezes para trás dizendo ao empregado de mesa que não era para mim…afinal já tinha jantado…lol…fantástica esta pizza doce…a dividir…é enorme!


assim sendo, já conhecendo os meus dois eleitos no que toca a restaurantes italianos, fomos experimentar o novo di casa bom! muito bom! e diria eu até um pouco mais em conta que os dois anteriores, mas pouco. o ambiente é acolhedor apesar da sala de jantar ser enorme, e o atendimento cuidado. a comida nem se fala. a salada de espinafres, digo eu, é fabulosa, com uma combinação perfeita dos ingredientes. os meus canelones estavam bons e o risotto de alheira tem uma apresentação incrível! quanto à sangria, que é quase um must quando falamos de acompanhar uma refeição italiana em lisboa, é boa. A carta das sobremesas é vasta, é só escolher de acordo com as preferências de cada um. recomendo portanto!