translate this trip

sábado, 1 de março de 2014

chiang mai

desta segunda fase da nossa viagem pela ásia consta o primeiro destino porque me interessei e que me apresentou a tailândia.

foi ao ler sobre o plano detalhado de uma companhia de viagens de aventura, que incluía alguns dias na floresta no dorso de um elefante, que os meus olhos brilharam pela primeira vez pelo desejo de fazer esta viagem.

hoje, vários anos depois, vou contar-vos os planos que temos para os poucos dias que conseguimos reservar para o norte, e que irão a visita à cidade de chiang mai, onde pretendemos passar as festividades do ano novo tailandês, songhkran, como é chamado por estas  paragens, soppong, que fica a meio caminho entre chiang mai e mae hong son, cidade onde não vamos conseguir ir, e onde vamos à procura de várias tribos locais e cavernas incríveis, e chiang rai, onde iremos visitar o sinistro, para não dizer macábro, templo branco, e de onde partiremos para as praias do sul, certamente com muita vontade de um dia regressar.

vamos ficar instalados numa casa envolta pela vida rural dos famosos campos de arroz, sobre a qual pouco mais sei, por isso estou ansiosa por lá chegar.tenho algo que me diz que é tudo com que eu sonhei para sentir a vida deste local.

um dos primeiros planos que fizémos para esta viagem, foi a viagem no combóio cama noturno entre bangkok e chiang mai, e o único plano que nos saiu frustrado. infelizmente e, apesar de termos cumprido com todos os prazos para comprarmos as passagens via internet, não funcionou e acabámos por ter de comprar passagens de avião rapidamente, porque durante o songhkran a região enche-se de turistas e de nacionais que se deslocam para as suas vilas natais para estar com os seus familiares.

com esta alteração conseguimos mais meio dia na região, o que agradeço, apesar de termos abdicado do dia em ayuthaya, e ganhámos também mais meio dia em bangkok, do qual também já tinhamos sentido necessidade.

à chegada teremos uma motorista à nossa espera e faremos a primeira visita a doi suthep, onde encontraremos o palácio de verão do rei, entre outros monumentos e onde esperamos dar o primeiro mergulho numa das muitas cascatas da região.

no segundo dia ficaremos na cidade e visitaremos os seus templos mais importantes, não com o mesmo pormenor que esperamos para os de bangkok, porque não é o que pretendemos levar daqui, mas sim, conhecer a vivência do dia-a-dia das populações locais e desfrutar da natureza.planeamos terminar o nosso dia no mercado de sábado à noite, o wua lai market.

outra das experiências que gostaria de levar deste lugar é a possibilidade de poder conviver e passear num elefante, como vos disse, esta foi a primeira imagem que tive da tailândia, mas os relatos que tenho lido na internet não me deixam grande esperança em fazê-lo. uma vez que os meus desejos não podem passar por cima dos maus tratos relatados, estou com dificuldades em encontrar um local onde seja possível desfrutar destes magníficos animais, mas com respeito pelos mesmos. por isso, e se encontrarmos um local decente, poderá ser neste dia, ou no seguinte, por algumas horas apenas.

eis que chegou o dia das festividades. o songhkran chegou e com ele chega a folia absoluta, muita àgua e diversão, e, claro, temos de estar no meio das festividades! passaremos, pelo menos toda a tarde, dependendo de como vamos resolver a visita aos elefantes, e esperamos terminar o dia pelo mercado noturno de Ratchadamnoen Road do lado da Tha Phae Gate.

no dia seguinte acordaremos muito cedo para apanhar o minivan que nos deixará em soppong durante a manhã. durante a terde contamos visitar tham lod cave e algumas vilas de tribos locais. dormiremos por aqui e pela manhã, novamente bem cedo, visitaremos o mercado local, que só ocorre às quintas feiras, por sorte, e onde esperamos encontrar mais tribos locais, que geralmente se deslocam ao mercado. partimos de novo, de volta a chiang mai, onde nos espera a toi, a nossa motorista e guia durante este período, que nos levará até ao white temple, um templo recente mas sinistro, e nos deixará em chiang rai, onde tomaremos o avião para surat thani, com destino a koh samui. mas isso, será na próxima semana.



Até lá, boas viagens!