translate this trip

terça-feira, 19 de agosto de 2014

roteiro das caves de vinhos do porto


é de louvar mas também deixa um certo ardor na barriga, quando é um casal inglês a valorizar o nosso património, e que se lembro que seria muito importante a existência de um roteiro, de um mapa, onde se encontrassem com facilidade as inúmeras caves de vinho existentes no porto e arredores.

puzeram mãos à obra e já está lançado no seu blog e à venda por cinco euros.

aqui fica o link para os interessados em visitar esta região de portugal, para os ajudar no planeamento:

http://catavino.net/store/maps/port-lodge-map/.

citânia de briteiros


a minha paixao pela arqueologia toca quase a frustração, de uma profissao não abracada. Nao há, por isso, placa que indique anta, menir ou dolmen, que eu não siga até à exaustão, o que me fez desviar caminho um dia, na estrada entre braga e guimarães, e lá fomos nos visitar a citânia de briteiros. 

Uma povoação da idade do ferro, estrategicamente construída no topo do monte de são romão, de boa visibilidade para as terras baixas, o que permitia aos povos que a habitaram uma defesa perante investidas de outros, bem como visualizar o movimento dos animais para a caça. 



é um local muito bem preservado, por uma família que a esta causa se dedica, onde se encontra um conjunto de casas reconstruído, mas que em muitos dos seus núcleos, mesmo não reconstruídos podemos perceber bem a construção pré-existente, quase dando vontada de brincar às casinhas e imaginar que vivemos na idade do ferro.

um dos elementos mais interessantes deste castro é o seu balmeário. habitualmente associados aos romanos, encontramos neste local arqueológico, do período castrejo, um complexo balneário, onde existiam banhos quentes e frios.

um local que recomendo vivamente, em hora de menor calor, e muito interessante para todas as idades.